Messias é indicado à vaga de Barroso no STF e ato desagradou o presidente do Senado, solidário a Pacheco. (Este, não pretende ser candidato ao governo de Minas e anunciou que deixará a vida política)
Quinta 20/11/25 - 13h13O presidente Lula indicou Jorge Messias, ministro da Advocacia-Geral da União, como novo ministro do Supremo Tribunal Federal.
A escolha é para preencher a vaga aberta pela aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso.
Messias, de 45 anos, é procurador da Fazenda Nacional desde 2007 e ocupa a AGU desde janeiro de 2023.
É também considerado muito próximo de Lula, e seu nome vinha sendo cotado para assumir a vaga.
Agora, a indicação deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Outro candidato à vaga, o senador Rodrigo Pacheco, por Minas, também queria a vaga, mas foi preterido, e anunciou que deixará a vida pública.
A escolha de Messias teria aberto crise com o novamente presidente do Senado, Alcolumbre, forte aliado de Pacheco.
***
13h21, quinta-feira, da Agencia Brasil:
Lula indica Messias para vaga de Barroso no STF
Atualmente na AGU, Jorge Messias precisa ter nome aprovado pelo Senado
ANDRÉ RICHTER - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou nesta quinta-feira (20) o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto.
Ele foi indicado para a cadeira do ministro Luís Roberto Barroso, que anunciou aposentadoria antecipada da Corte e deixou o tribunal no mês passado. Messias tem 45 anos e poderá ficar no Supremo pelos próximos 30 anos, quando completará 75 anos, idade para aposentadoria compulsória.
Para tomar posse, Messias precisa passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter o nome aprovado em votação no colegiado e no plenário da Casa. A data da sabatina ainda será definida.
Jorge Messias está no comando da AGU desde 1° de janeiro de 2023, início do terceiro mandato de Lula.
Nascido em Recife, o futuro ministro é procurador concursado da Fazenda Nacional desde 2007. Ele é formado em direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE) e possui os títulos de mestre e doutor pela Universidade de Brasília (UnB).
Durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, Messias foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República. O setor é responsável pelo assessoramento direto da presidente.


