Meio-dia em Roma, 7h no Brasil: "Deus nos ama, Deus vos ama a todos, e o mal não prevalecerá" - clama o Papa Leão no seu primeiro sermão dominical. E citou "a terceira guerra mundial travada aos poucos"
Domingo 11/05/25 - 7h15Neste domingo, 11 de maio, ainda há pouco, quando era meio-dia em Roma, 7h no Brasil, o Papa Leão 14 conduziu sua primeira oração dominical, o Regina Caeli, da varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Durante a oração, o papa fez apelo por paz global, destacando os conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza.
Pediu um cessar-fogo imediato e a libertação de todos os reféns israelenses, além de saudar o recente cessar-fogo entre Índia e Paquistão como um sinal de esperança para um "milagre de paz" mundial .
Leão XIV também prestou homenagem ao seu antecessor, o Papa Francisco, falecido em abril.
Ele recordou a "voz fraca, mas sempre corajosa" que abençoava Roma e o mundo, e expressou o desejo de continuar essa bênção, enfatizando que "Deus nos ama, Deus vos ama a todos, e o mal não prevalecerá" .
O Papa Leão XIV, eleito em 8 de maio, é o primeiro norte-americano a liderar a Igreja Católica. Sua missa inaugural está marcada para o próximo domingo, 18 de maio, na Praça de São Pedro.
Entre outras coisas, disse o papa:
- No cenário dramático de hoje, de uma terceira guerra mundial travada aos poucos, como disse o papa Francisco, eu também me dirijo aos líderes do mundo com um apelo sempre oportuno: nunca mais a guerra!”, disse Leão XIV.
- Sejam libertados os prisioneiros e que as crianças possam retornar às próprias famílias”.
- Acolhi com satisfação o anúncio do cessar-fogo entre Índia e Paquistão. Espero que nas próximas negociações seja alcançado um acordo duradouro”.